3 de janeiro de 2010

Talento e perplexidade

Antes de mais nada, vamos deixar um coisa bem clara: o talento é dela, a perplexidade é minha. Como eu demorei tanto tempo para descobrir essa moça? Acho que minha capacidade de me atualizar rápido não é mais o que era. Mas vamos ao que interessa.

Já comecei o ano com a mão no bolso. Dei uma passada na Livraria Cultura para comprar a primeira temporada de Mad Men e acabei saindo de lá com quatro CDs que não estavam planejados (mentira, alguns estavam). Um deles é o My One and Only Thrill, da Melody Gardot. Essa moça deve ser conhecida de alguns por ter uma de suas músicas como tema da novela Caras e Bocas. Mas vamos deixar o preconceito de lado e lembrar que novelas já divulgaram gente muito legal, como Norah Jones e Sara Bareilles, ok?

De volta a Gardot. Essa menina, praticamente da minha idade, começou a estudar música aos nove anos e a se apresentar na night aos dezesseis. Ela canta com a facilidade da Nina Simone e tem uma voz que eu poderia ouvir o dia inteiro. E se você já foi procurá-la no Google Imagens e só encontrou fotos dela com óculos escuros, não se preocupe, não é charme nem afetação. Em 2005 Gardot sofreu um acidente que resultou em várias (várias mesmo) sequelas, incluindo hipersensibilidade à luz. E foi na cama do hospital, à la Fred Mercury, que ela começou a escrever as próprias canções (das doze faixas desse álbum, oito são dela e as outras, com exceção de Over the Rainbow, foram escritas por Melody em parceria com Jesse Harris).

A variedade do disco, eu assumo, não é muito grande. Algumas músicas parecem quase se mesclar, o que acaba não sendo de todo mau, já que os arranjos são ricos e bem produzidos, alguns inclusive com um toque leve de bossa nova que, como todo mundo sabe, está na moda no mundo (assim como o Brasil). Mas o que realmente impressiona é a segurança da voz de Melody Gardot. Ela não só canta como se estivesse na sala de casa, como se dá liberdades dignas de intérpretes muito mais velhos e experientes, como as improvisações vocais das faixas dois e sete. Sem dúvida é um CD que vale o preço, vale o tempo e vale o risco de ir até a Livraria Cultura, com tantos jogadores de baseball andando por aí.



Álbum: My One and Only Thrill
Artista: Melody Gardot
Melhor preço: Saraiva
Quantos temakis vale: de três a quatro
Quando ouvir: logo depois de acordar (Ipod), jantar a meia luz ou café tarde da noite.

Um comentário:

Thiago Borges disse...

hmmmm parece ser boa a menina vou procurar ouvi-la . Abraços e bom 2010

http://aocontrariodoavesso.blogspot.com/