17 de junho de 2009

Evidência e retratação:

Confundi antibióticos com antinflamatórios.
Acho que estou cansado mesmo.
A derrubada da obrigatoriedade do diploma de jornalismo era prevista. Isso, no entanto, não faz do fato algo aceitável e não diminui o tamanho da ofensa para a classe dos jornalistas. Comparando o exercício de jornalismo ao de chefe de cozinha, o presidente do STF, Gilmar Mendes, declarou que uma notícia veiculada de maneira errada não prejudica, ao contrário da prática do direito, medicina ou engenharia sem os devidos diplomas. Espero que nenhuma notícia injurie o Ministro e ele sinta na pelo quanto não pode ser prejudicado.

Os oito Ministros do STF que votaram a favor do fim do diploma com certeza não entendem que o jornalista não se resume a saber fazer lead e usar a técnica da pirâmide invertida. A única exceção à injúria aos jornalistas foi o Ministro Marco Aurélio Mello.

Não acredito que isso vá mudar em muita coisa o mercado. Afinal, já temos entrevistadores pífios e apresentadores vexatórios que se consideram jornalistas porque (pensam que) informam os expectadores. Veículos sérios provavelmente continuarão exigindo o diploma de seus jornalistas. Quanto aos outros, já não valeria a pena trabalhar neles de qualquer maneira.

16 de junho de 2009

Enquanto ainda dá tempo:

Da BandNews TV: "Anvisa estuda restringir a venda de antibióticos, que só poderão ser comprados com receita médica".
Amanhã mesmo passo na farmácia e começo meu estoque de diclofenaco.
Meu alter-ego é médico, não é auto-medicação.