28 de outubro de 2007

Mostra tudo!
Quando a festa começa, quem não corre fica pra trás

Flexibilidade e resistência são importantes pra sair inteiro no final.

Quando os camisas-vermelhas começaram a andar por aí todo mundo já sabia: a espera tinha terminado e o show estava pra começar. Como acontece todos os anos, seguiram-se filas quilométricas, esperas intermináveis e um pouco de bagunça, porque ninguém é de ferro. Mas com o amanhecer do dia 19 de outubro era oficial: estava aberta ao público a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A edição de 2007 da mostra traz mais de 400 filmes de 77 países, sendo 49 autênticas produções tupiniquins, entre curtas, médias e longas. O problema, como em todas as edições, é conseguir ingressos para os filmes mais concorridos, como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes 4 meses, 3 semanas e 2 dias e os filmes dos queridinhos dos cinéfilos paulistanos, como Gus Van Sant, Lars Von Trier e o israelense Amos Gitai. A alternativa, para quem não quis – ou não conseguiu – comprar os pacotes para assistir a 20 ou 40 filmes, é chegar à bilheteria do cinema uma hora antes da primeira sessão. Numa dessas é possível sair com o ingresso para o filme escolhido e, não raras vezes, com alguns novos conhecidos, seja porque a sessão vai atrasar, porque o sistema está com problema ou porque vocês não deixaram o espertinho que fingia digitar no celular furar a fila.
Os cinéfilos afeitos a história vão gostar de saber que tudo começou em 1977, quando foi realizada por Leon Cakoff a primeira edição da mostra, como celebração dos trinta anos do MASP, o nosso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A mostra de ’77 inaugurou o ritual de o melhor filme ser escolhido pelo voto do público e teve como vencedor Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco, o garoto propaganda da 31ª mostra (e diretor de um dos filmes mais aguardados, O Passado, com Gael García Bernal).
Nascido na Síria, em 1948, Leon Chadaverian veio para o Brasil com a família aos oito anos de idade. Formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, dedicou-se ao cinema - inicialmente como crítico – e adotou o pseudônimo Cakoff.
Enfrentando dificuldades impostas pela censura do regime militar (algo que só cessaria em 1985, graças à portaria assinada pelo Ministro da Justiça Fernando Lyra), Cakoff reuniu para a primeira mostra 16 longa-metragens e sete curtas, apresentados em quarenta sessões no Grande Auditório do MASP.
Foi em 1984, no entanto, que a mostra emancipou-se. Abandonou o MASP e passou a ocupar, provisoriamente, um escritório emprestado pela Secretaria Municipal da Cultura, na cobertura do Edifício Martinelli. Data deste ano também o maior embate com o regime militar. Depois de, em 1978, ter invocado a Convenção de Genebra para se comunicar com Cuba e trazer para a sua segunda edição filmes produzidos na ilha (tendo um dos quais, A Última Ceia, de Tomás Gutierrez Alea, vencido o Prêmio de Público) a equipe da mostra foi golpeada com a cassação da liminar que concedia o direito de exibição dos filmes sem censura prévia. O público que assistia ao O Estado das Coisas, de Wim Wenders, no Cine Metrópole, foi surpreendido com a invasão da Polícia Federal e a leitura, ao final da sessão, da carta que interrompeu a mostra por quatro dias. Nesse período os censores do Ministério da Justiça, chefiado por Ibrahim Abi-Ackel, viveram o sonho de qualquer cinéfilo e assistiram a todos os filmes da programação. Felizmente, ao contrário do que se passou em 1980, quando um curta-metragem que mostrava a doutrinação socialista de crianças chinesas foi vetado, em 1984 nada foi censurado.
Daí para a frente nada mais seguraria a Mostra que, apesar de passar por momentos difíceis, como a falta de patrocínios em 1990 (quando foi socorrida pela produtora francesa Argos Films), também colheu grandes vitórias, como a obtenção de uma instrução normativa junto à alfândega, em 1996, que eliminava as dificuldades burocráticas, facilitando o trânsito dos filmes no país. E mesmo sofrendo com as filas intermináveis, as esperas quilométricas e a bagunça de ferro, todos os cinéfilos aguardam ansiosamente o mês de outubro, para viver o furor que toma de assalto a cidade e sentir essa paixão borbulhante, que é a nossa pelo cinema. Mas corra, porque chegando novembro, só no ano que vem.

5 comentários:

Gilberto Porcidonio (Puppet) disse...

No Festival do Rio também é o mesmo Auê para se conseguir entrar. Isso quando os ingressos não esgotam dias antes...


No próximo, farei camping do lado da bilheteria.

Unknown disse...

Oi querido, vim dar uma fuçadinha no seu blog!!!
adorei viu, e gostei que vc linkou com o orkut!!
Café no starbucks uma hora dessas??? foi bom akele dia neh, adorei
um grande beijo
Carol

Athena disse...

Certos filmes valem a pena, não é mesmo?
Além do mais, fazer amizades numa fila tão seleta deve ser no mínimo interessante. =]
Agradeço teu elogio!
Bjos.

Athena disse...

cintia postando como 'parker'
rs
http://lirismopolaroid.blogger.com.br
(eu não tava conseguindo comentar, aí lembrei desse registro antigo)

Climão Tahiti disse...

Aqui no Rj também é o mesmo fuzuê.

Como não curto fila, mesmo de quem não vai entrar no cinema pra fazer bagunça, prefiro assistir filmes ou no conforto do lar ou quando está pra sair de cartaz.